quinta-feira, 16 de agosto de 2007

PANQUECAS DE PRESUNTO E QUEIJO

A receita desta massa é de crepe francês.As crianças adoram!(E os adultos também).
Ela foi dada por mim em 1979 no IBREA(escola de culinária em Campinas,SP) e no meu programa de TV, CULINÁRIA e CONGELAMENTO(1985/86).

MASSA- 1 copo de leite-1xíc.(chá)de farinha de trigo-3 ovos- 1 colh.(sobremesa)de manteiga derretida na frigideira em que vai fritar a massa-1/2 colh.(chá)de sal.

Bata tudo no liqüidificador por uns 3',ponha numa vasilha e deixe descansar,coberta,na geladeira por 1 h.Frite na frigideira com o que sobrou da manteiga derretida.

RECHEIO- 250 g de presunto picadinho-1 colh.(sopa) bem cheia de manteiga-1 cebola ralada-250 g de mozarella picadinha.

Murche a cebola na manteiga,junte o presunto fritando rapidamente(para não endurecer).Retire do fogo e deixe esfriar para usar.

MOLHO BRANCO- 2 colhs.(sopa) de manteiga-2 colhs.(sopa) bem cheias de farinha de trigo-1/2 litro de leite,aproximadamente-sal,noz-moscada e queijo parmesão ralado a gosto.

Torre a farinha misturada com o sal e a noz-moscada na manteiga até ficar dourada.Junte o leite aos poucos,até consistência de molho não muito espesso(médio).Desligue o fogo e junte o queijo,misturando bem.

MODO DE ARMAR- Sobre cada panqueca frita e fria,ponha 1 colh.(sopa) de presunto e 1 de mozarella.Enrole,acomode-as em refratário,cubra com o molho branco e queijo parmesão ralado.
Leve ao forno quente para gratinar.

MAGIA- Para o molho não empelotar,a primeira vez em que for pôr o leite,faça-o fora do fogo.Volte ao fogo e vá pondo o leite aos poucos.No início de cada adição de leite ele parece empelotar,mas você deve mexer até que fique liso antes de acrescentar mais leite.

CONGELA até 3 meses.No caso,não vai gratinar.Pode descongelar direto no forno(liga na h de colocar)coberto até que se descongele e,no final,descoberto para gratinar.Ou,descongelar de véspera na geladeira e levar ao forno para gratinar.Ou ainda,no microondas.

Regina T. Giallucca

Nenhum comentário: