sexta-feira, 17 de agosto de 2007

BERINJELAS EM CONSERVA

Esta receita pode ser congelada e foi dada por mim em meu programa de TV,CULINÁRIA e CONGELAMENTO (1985/86).É diiiiviiinaaaaa!!!!!!!!

4 berinjelas médias cortadas em tirinhas(finas) com a casca-4 cebolas grandes em rodelas finas-100 g de azeitonas pretas picadas-1 maço de cheiro-verde bem picadinho(muitas pessoas desconhecem,mas cheiro-verde é um conjunto da salsinha e da cebolinha)-2 xícs.(café) de vinho branco seco-1/2 xíc.(chá) de vinagre-1 colh.(sopa) de orégano-1 pimenta malagueta (ou dedo-de-moça,se prefere mais suave) picadinha-1/2 xíc.(chá) de azeite de oliva-1/2 xíc.(chá) de óleo-1 colh.(sobremesa) de sal-1 xíc.(chá) de nozes picadas-azeite para regar na montagem.

Numa panela,ponha o azeite com as cebolas e leve ao fogo para murcharem.
Em outra panela,no óleo,frite as berinjelas até amaciarem.

Arrume em camadas: berinjelas,cebolas,cheiro-verde,vinagre,azeite,orégano,pimenta,sal,nozes e vinho, repetindo as camadas.Leve à geladeira.Pode ficar até 15 dias,tampada.

Pode congelar(congele em porções) por até 3 meses.
Descongelar de véspera na geladeira ou em temperatura ambiente,antes de servir.

MAGIA- Para que as berinjelas não escureçam,conforme vai cortando,ponha na vasilha com água e sal,com um peso em cima para não boiarem.Escorra e passe em água corrente.Retire o excesso de água e frite.

Regina T. Giallucca

Nenhum comentário: